domingo, 21 de junho de 2015

Lançamento de livro sobre Candiota reúne comunidade e autoridades políticas

A noite fria de quinta-feira, 18 de junho, foi marcada por eventos que visam demarcar a história candiotense. Na Câmara de Vereadores cerca de 150 pessoas prestigiaram o lançamento do livro Seival Passado & Memórias, da jornalista Nadiane Momo tendo como principal fonte histórica Gregório Ferreira. Na oportunidade também foram lançados os projetos da Biblioteca e do Memorial do Legislativo, chamados Vera Isabel Solares Gomes Lopes e Graciliano Gasso respectivamente.
O público contou com representantes de diversas instituições, imprensa, escritores, bem como de autoridades políticas como do deputado Pedro Pereira PSDB-RS, prefeito de Candiota Luiz Carlos Folador e de Aceguá Júlio César Pinto. Ainda aconteceu uma homenagem aos ex-vereadores de todas as legislaturas de Candiota a partir da proposição do presidente da Casa, Ancelmo Camilo, PSDB.
As autoridades destacaram a importância da obra, que resgata a história do município e da localidade conhecida como Berço da República Riograndense. Conforme Gregório Ferreira, Seival passou por diversos momentos críticos e hoje encontra no investimento carbonífero uma oportunidade de desenvolvimento e valorização. “Seival esteve na UTI e hoje já está no quarto recebendo visitas”, brinca de forma metafórica o ex-vereador e ex-subprefeito da localidade, que aos 86 anos mantém uma memória intacta sobre os acontecimentos locais e regionais, que estão descritos com riqueza de detalhes no livro.
A escritora se deteve aos agradecimentos aos que colaboraram com o livro e também a oportunidade em colaborar, como cidadã com a história da cidade. “A obra é a estrela”, enfatiza.
Após, os cerca de 150 convidados presentes foram recepcionados em um coquetel no CTG Batalha do Seival, no qual foram ainda servidos vinhos produzidos na região da Batalha Vinhas & Vinhos. O evento foi abrilhantado pela exposição fotográfica Marcas do Tempo, do fotógrafo e acadêmico de jornalismo da Urcamp Gabriel Bonilha, que também era morador de Seival e foi quem apresentou Nadiane e a ideia inicial a Gregório. Gabriel também fotografou o evento.
O livro em Candiota, pode ser adquirido na Tolfo Papelaria e Informática, situada em Dario Lassance (sede do município). Em Bagé, no entanto, ainda haverá tratativas para um ponto de comercialização. Mais informações e um contato direto podem ser feitos na página do livro no Facebook que tem o título da obra. 

Um comentário:

  1. Fico extremamente feliz com a execução dessa brilhante obra. Parabéns. Moro em Porto Alegre. Como faço para adquirir o livro?

    ResponderExcluir