terça-feira, 26 de maio de 2015

Candiotenses lançam livro sobre história de Seival



Foto do forno da Charqueadas Santa Rosa

O ex-subprefeito de Seival e vereador da primeira legislatura Candiotense Gregório Ferreira, 86 anos, foi fonte história para a elaboração do livro Seival Passado & Memórias, escrito pela jornalista Nadiane Momo. As pesquisas para o livro iniciaram em 2011, contando com relatos de Ferreira, bem como de alguns antigos moradores da cidade e foi impresso esse ano com recursos próprios. 
A obra que trata-se de um livro-reportagem, tem por finalidade resgatar a história do município, que até então é descrita em apenas um livro. Conta não só a história de Seival, antiga Santa Rosa, mas também da construção do município de Candiota como um todo, bem como aborda a formação dos municípios de Aceguá, Bagé e Hulha Negra de forma geral. O texto, sem aspirações históricas mais sim informativas, visa reunir o conhecimento empírico da região, apontando seus aspectos políticos, culturais, históricos e socioeconômicos. A linguagem é clara e acessível, oportunizando ser um material didático e educativo, podendo ser usado como fonte de pesquisas. 
O lançamento acontecerá em um evento exclusivo para convidados no dia 18 de junho, às 18h, na Câmara de Vereadores de Candiota, no plenário que leva o nome de Gregório Ferreira. O lançamento será uma das atrações da inauguração do Projeto do Memorial e da Biblioteca do Legislativo Candiotense a ser realizado na data.
Após a cerimônia de lançamento, haverá uma recepção com coquetel e sessão de autógrafos a ser realizada no CTG Batalha do Seival. No coquetel, apoiado pela Vinícola Batalha, dos empresários Gilberto Pozzan, Felipe Pozzan e Giovani Silveira Peres, haverá degustação dos vinhos produzidos na região.
Durante o coquetel, acontecerá ainda uma Exposição Fotográfico do acadêmico de Comunicação Social – Habilitação Jornalismo, que é morador de Seival, Gabriel Bonilha. 

2 comentários:

  1. Oi. Recebo essa informação com muita satifação. Parabéns pelo trabalho. Gostaria de saber como faço para adquirir a obra. Abraços, Plínio Nunes.

    ResponderExcluir
  2. Querido, enviei o convite para o teu e-mail, recebeste?? abs

    ResponderExcluir